3 de abril de 2009

A IMPORTÂCIA DA MARCA

Na era da informação e do progresso contínuo da tecnologia vivemos sob o domínio de signos. Com o desaparecimento informal das fronteiras geográficas, os cada vez mais freqüentes encontros culturais se baseiam na troca de valores específicos e no compartilhamento de elementos de comum entendimento.

Nesse contexto, a marca de uma empresa ou organização é a síntese dos valores da empresa ou produto.. Mais do que cartão de visitas trata-se do nome que resume a promessa de entrega de valor, pelo qual faz-se a leitura da história e potencialidades dessa mesma corporação. A marca é, portanto, um elemento intemporal já que remete com mesmo poder ao passado, presente e futuro da empresa.

Porém, por mais contraditório que possa ser, uma marca também envelhece. E aqui não se fala em pura e simplesmente de desaparecimento gradativo, já que há marcas mais sóbrias e que mantêm seu prestígio inalterado. O envelhecimento aparece como sinônimo de desgaste. As promessas da marca deixam de ser significativas para o momento.

Encontramos aí uma enorme ameaça. A capacidade de absorção do consumidor é limitada e a cada dia que passa estamos sujeitos a um número maior de informações das mais variadas formas. Somos bombardeados incessantemente todos os dias com uma gama enorme de signos. Então, para entrar nessa batalha com a mínima condição de igualdade é necessário ter bem definido o que é a sua marca e o que ela transmite. Ou seja, quais as informações que ela agrega e o modo como ela se torna visível.

Os clientes têm pressa na satisfação de seus desejos, o que implica informá-los de maneira correta, rápida e objetiva. Trata-se de uma espécie de municiamento, onde a disponibilização diferenciada e objetiva redunda em estar no jogo. Esse ato promove o fortalecimento da marca, associada à disposição imediata e, claro, ao bom desempenho do produto.

Esse é outro ponto importante: nenhuma campanha substitui a experiência do uso do produto. E do resultado dessa experiência depende a própria sobrevivência da marca.

Se a empresa não corresponder aos valores anunciados pela marca, estará fadada ao insucesso. O mercado não perdoa e não repete experiências negativas.

A importância da marca, hoje, reside numa proposta de valor clara, definida pela empresa e a transformação destes valores, pelo designer, em códigos de fácil leitura por seus consumidores. Desta forma a marca torna-se uma verdade de toda empresa, conceituando por si só as ações de marketing e publicitárias.

Pensar uma marca é pensar conceitos e estratégias.

Arlene Lubianca : Arquiteta e Diretora da Completa Arquitetura e Identidade Corporativa

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