17 de junho de 2009

Porque a criação de uma marca não custa R$20?


Porque a criação de uma marca não custa R$20?
Artigo de autoria de
Jacob Cass.

As pessoas não entendem a importância de uma boa marca e o valor que ela terá para o negócio. Por isso, listaria aqui alguns fatos importantes que explicam o motivo pelo qual uma marca não custa R$20 reais e porque a sua marca deve ser feita com cuidado. Eu estarei comparando “marcar baratas” com “marcas profissionais”, e deixarei claro porque designers gráficos não cobram valores baratos para concepção de marcas.

O que é uma marca?
Para entender o que uma marca representa, devemos entender o que é uma marca. Como já citei em outros posts, uma marca deve ser reconhecida imediatamente, passando a idéia de admiração, lealdade e superioridade. As vezes me pergunto porque alguém decide não ter nenhuma marca para representá-lo ou porque ele contrata alguém para conceber essa logo por um preço tão baixo se essa marca deve representar tudo isso citado acima?

Trabalho especulativo (spec work) e concursos de marcas
Antes de comparar barato x profissional eu quero falar sobre trabalho especulativo. Para mim trabalho especulativo se resume em uma linha de conversa: Exemplo, você faz essa marca para mim, mas eu só pago se gostar. Ou então, é o mesmo que ir a dois dentistas e falar para os dois que você está indo em dois profissionais diferentes, e que só vai pagar para quem fizer o trabalho mais bem feito.

O processo de criação varia de designer para designers, mas consiste mais ou menos nos seguintes passos:

1-Briefing - Entrevista com o cliente para absorver a maior quantidade de informações possíveis sobre as expectativas para o trabalho.

2-Pesquisas - Envolve pesquisas sobre a área de atuação do cliente, histórico da empresa, concorrência e pesquisas iconográficas.

3-Referências - Pesquisas sobre as marcas que foram bem sucedidas e sobre os estilos que estão relacionados ao briefing do cliente.

4-Rascunhos e conceitualização - Desenvolvimento do(s) conceito(s) baseado no briefing e nas pesquisas.

5-Reflexão - Consistem em pausas durante o processo. Funcionam para amadurecer as idéias e também como inspiração para possíveis mudanças.

6-Apresentação - Seleção de uma ou duas marcar para apresentar para o cliente.

7-Comemoração - Beber cerveja, comer chocolate, dormir ou começar a pensar no novo projeto.

Vocês acreditam que fazer tudo isso custa somente R$ 20 reais? E tem mais, só o software para criação da marca custa $ 700 dólares. Sem falar nos custos do computador em si, e ainda tem papel, lápis, conexão a internet, e por aí vai…

Não está na hora de investir em um profissional para conceber a sua marca?

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